O Que é Mandala?
Muitos de nós conhecemos a mandala através do Oriente, especialmente da Índia. Mandala é uma palavra sânscrita que significa círculo, considerada uma chave para o autoconhecimento e utilizada como ferramenta de meditação. Elas estão diretamente ligadas ao budismo, ao hinduísmo, ao yoga e à meditação, e se popularizaram através da cultura oriental.
A Origem e o Significado das Mandalas
As figuras se popularizaram na cultura oriental. Diversas culturas antigas as utilizaram como elementos de integração, e harmonia. Os nativos norte-americanos as usavam. As civilizações andinas e povos pré-colombianos também as usavam em práticas de oração, meditação e cura. Os monges tibetanos e os índios Navajos criam mandalas de areia em rituais que demonstram a impermanência da vida.
Mandala nas Civilizações Antigas
Civilizações como as maias e astecas também utilizavam mandalas em seus calendários circulares, que funcionavam como dispositivos de cronometragem e expressão religiosa. A mandala é um símbolo universal. Cada cultura a expressa de acordo com suas crenças e vivências. As figuras são conhecidas como círculos sagrados e mágicos. O objetivo é servir de ferramenta espiritual.
Mandala na Cultura Cigana
Os ciganos, com sua rica tradição de espiritualidade e conexão com o misticismo, também utilizam mandalas em suas práticas. Para os ciganos, as mandalas são uma representação da unidade e da harmonia do universo. As mesmas são utilizadas em rituais de cura, meditação e leitura de sorte. As mandalas ciganas são frequentemente adornadas com símbolos que representam os elementos da natureza, como o sol, a lua, estrelas e plantas. Integrando a força da terra e do cosmos em suas vidas diárias.
A cultura cigana valoriza profundamente a espiritualidade e a conexão com o universo, e a mandala desempenha um papel central nessa conexão. Ela ajuda a clarear aspectos da personalidade que necessitam ser fortalecidos ou curados. O trabalho é feito diretamente no nosso inconsciente em conexão com nosso consciente .
O Poder das Mandalas na Jornada Espiritual
A mandala trabalha aspectos da nossa personalidade que necessitam ser clareados ou fortalecidos. Muitas vezes, nossos medos e preocupações não se apresentam na mente consciente, mas representam mensagens do nosso inconsciente. Um exemplo são os traumas de infância, como bullying, que podem gerar bloqueios no comportamento atual se não forem tratados.
A Mandala e a Psique Humana
Podemos dizer que as elas são a manifestação da nossa psique, ou seja, da nossa alma e espírito. Nossas emoções, pensamentos, vivências e traumas trabalham diretamente do nosso inconsciente em conexão com nosso consciente. Quando introduzimos essas figuras em nossas vidas, percebemos que o bem-estar proporcionado é notável, muitas vezes conseguimos identificar esse acesso ou desbloqueio de energia.
Mandalas na Natureza
Elas podem ser encontradas na natureza em diversas formas. Ao observar o centro de uma margarida e suas pétalas ao redor, percebemos uma linda forma circular harmônica. Elas também são encontradas em nossos olhos, no sistema solar, em planetas, galáxias, cristais, conchas, teias de aranha e flocos de neve. O centro é o principal ponto, de onde tudo parece se desenvolver, atraindo o olhar de quem a observa. O centro é o principal ponto, de onde tudo parece se desenvolver, atraindo o olhar de quem a observa.
A Vibração e a Simbologia das Cores
A sua vibração está ligada às suas formas e, principalmente, às suas cores. Na simbologia das cores e de suas vibrações se cria a força manifestadora de grande parte de seu poder vibracional. A conexão com essas figuras magníficas é para todos, especialmente para aqueles que buscam maior bem-estar, equilíbrio emocional, diminuição do estresse e desenvolvimento da concentração.
Benefícios das Mandalas
Quando fazemos o contato visual com uma delas, nosso estado de espírito e nossa energia são alterados de forma positiva. O campo de força de uma figura poderosa dessa tem o poder de modificar nossa energia em vários níveis. Esse símbolo é um importante instrumento que nos auxilia na busca de equilíbrio, autoconhecimento, desenvolvimento intuitivo e criativo.
Os 5 Principais Benefícios das Mandalas
- Desenvolvimento e Despertar da Criatividade
- A criatividade é um dom que se desenvolvida ao longo da vida. As mandalas auxiliam nesse despertar do senso criativo.
- Melhora no Humor
- Conectar-se com as figuras escolhidas que se manifesta simetria e harmonia em suas formas, trazendo vibrações energéticas positivas que melhoram o humor e reduzem o estresse.
- Organização Física, Mental e Emocional
- Através da simetria das mandalas, trabalhamos com nosso centro, compreendendo melhor nossas emoções e angústias, e trazendo clareza mental.
- Aumento da Concentração
- A meditação com mandalas traz mais foco para o momento presente, organizando internamente e melhorando a concentração.
- Autoconhecimento
- O processo de conhecer uma mandala e ligar-se a ela envolve auto-reflexões e auto-observações, promovendo um mergulho profundo na nossa essência.
A Mandala e a Ciência
A primeira tentativa de comprovação científica sobre os benefícios das mandalas foi em 1987, por Slegelis, que demonstrou efeitos positivos ao desenhar dentro de um círculo. Provando cientificamente que as figuras agradam ambos os lados do cérebro
Meditação Passiva com Mandalas
Para meditar passivamente com elas, siga estes passos:
- Análise: Escolha uma figura que cause uma sensação intensa de harmonia.
- Espaço: Encontre um lugar aconchegante e coloque a figura escolhida à sua frente.
- Relaxe: Com os olhos repousados, foque no centro da figura.
- Foco: Continue relaxando e respirando profundamente.
- Intuição: Deixe a intuição e o autoconhecimento fluírem.
- Concentre-se: Preste atenção na respiração e permita que a figura harmonize seu campo energético.
- Acompanhamento: Medite por 15 minutos, ouvindo uma música relaxante se preferir.
São ferramentas poderosas de autoconhecimento e equilíbrio. Utilizá-las em nossa vida diária pode trazer inúmeros benefícios, desde o desenvolvimento da criatividade até a melhoria do humor e aumento da concentração. Experimente introduzir as figuras em sua vida e sinta a transformação positiva que elas podem proporcionar.
Siga as Nossas Redes Sociais, Facebook e Instagram